As festas juninas já fazem parte da cultura brasileira, de acordo com a história, ela foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda na época colonial, depois que veio para o nosso calendário ela começou a sofrer influências de várias culturas diferentes, como chinesa, espanhola e claro, portuguesa. Para deixar sua festa melhor e completa, temos que contar com brincadeiras, músicas, danças e comidas típicas, sendo assim sua festa vai ser um sucesso.
Quadrilha

A dança tem origem Francesa onde a celebração era muito comum para casamentos no inicio do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Veio para cá mais puxada para o jeito caipira, onde a moça fica com cabelo dividido em dois, estilo “Maria Chiquinha” e o moço fica com chapéu de palha e bigode, e claro, o sotaque de falar puxando o ‘r’ e incorporar o verdadeiro caipira que vive no sítio.
Ela é mais utilizada na região Sudeste e bastante no estado de São Paulo e Minas Gerais.
Baião
O baião é muito dançado na região Nordeste, surgiu da derivação do fado misturado com características do samba, para dançar com sucesso, é preciso ter passos firmes e saber improvisar, o que a maioria dos baianos possui. Ela está presente em casamentos, batizados e aniversários. Na dança os movimentos dos pés são mais rápidos que os do corpo e os estalos dos dedos marcam os passos acompanhados de uma sanfona, um triângulo e uma zabumba, a base de todo baião. Asa Branca é a música mais famosa e marcante para dança, ela é do cantor Luiz Gonzaga, considerado o rei do baião.
As roupas são típicas da região, vestidos e improvisação são muito importantes, inove e surpreenda.
Fandango
Com o acampamento de uma gaita e violão, o Fandango é muito dançado nas regiões Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. De origem espanhola e portuguesa, ela celebra o sucesso na colheira, festas religiosas e casamentos.
Existe também o Fandango nordestino que celebra o ciclo natalino.
Para dançar ela conta com o sapateado dos homens e do casal que dança do inicio ao fim, e não podem ser mudado de casal ou dançado com valsa com rodopio e sapateado.
CityCuriosidades
Citynho
Super curioso
0 comentários:
Postar um comentário