sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Como Recuperar de Lesões por Hérnia de Disco?


O tema hérnia de disco está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Não que o problema seja novo, mas sim que a incidência está cada vez maior. Estudos mostram que 30% das pessoas acima dos 50 anos vão sofrer com esse tipo de problema.

O disco que fica entre as vértebras da coluna serve como amortecedor do peso corporal permitindo que a coluna se movimente em diversos ângulos sem que um osso se choque com outro. Na presença de uma hérnia, o disco vertebral escorrega para algum dos lados e pressiona regiões nobres como a medula espinhal ou as raízes nervosas, gerando além de dor, formigamentos e falta de força.

A hérnia de disco é uma condição dolorosa da coluna vertebral, podendo causar dor local ou irradiada para os braços, pernas, cabeça ou face.

O tratamento para esse tipo de problema consiste em 3 fases distintas:

    1) A primeira, na fase aguda, o tratamento deve ser de repouso, medicação e compressas. Essa fase leva em torno de 2 semanas.


    2) A segunda fase do tratamento, que deve ser realizada pelo fisioterapeuta, consiste na inibição e na liberação miofascial dos músculos afetados, liberando espaço para que a hérnia não mais agrida a região dolorosa. Essa fase dura de 1 a 2 meses, dependendo do caso.


    3) O terceiro e último passo é o tratamento postural músculo energético, isto é, a aplicação de energia muscular a fim de que a postura seja restabelecida e a hérnia retroceda em decorrência do bom alinhamento e força postural.


É muito comum alguns pacientes relatarem a volta dos sintomas, porém, isso ocorre quando o paciente não faz o tratamento completo e por conta própria o interrompe assim que os sintomas aliviam na primeira fase.


O objetivo desse artigo é a de conscientizar a população de que esse problema é grave e que caso não seja tratado corretamente pode deixar graves sequelas e problemas na qualidade de vida das pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário