quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O que é dor ciática? Como acontece? Como prevenir?


Dor ciática ou “dor no ciático” é uma condição dolorosa que afeta grande parte da população mundial, sendo altamente incapacitante. A dor é relatada como um “choque” que percorre a perna. Inicia-se normalmente no glúteo podendo chegar até o pé na parte de posterior (atrás) das pernas.

Aciatalgia, como é formalmente conhecida, não é uma doença, mas sim um sintoma que pode vir acompanhada de formigamentos, e diminuição
de força e coordenação motora no membro afetado.



Para que o nervo doa é necessário que aja alguma força ou pressão o comprimindo, isto é, o nervo não se inflama do nada, sempre há algo por traz dessa inflamação e portanto deve ser tratada a sua causa e não apenas a dor.
   
Existem duas maneiras de compressão do nervo ciático, são elas:
   
1-Compressão da raiz nervosa: esse tipo de pressão ocorre na raiz do nervo, assim que ele sai da coluna e pode ser causado ou por hérnia de disco,
espondiloartrose, espondilolistese, espondilólise, osteófitos (bicos de papagaio), tumores, fraturas, desidratação discal ou diminuição do espaço intervertebral.
   
2-Compressão no trajeto do nervo: Após sair da coluna o nervo passa por um trajeto sinuoso, próximo a articulações, ossos e músculos. Em qualquer
ponto desse trajeto ele pode ser “incomodado”. As causas mais comuns pra disparar esse “incoodo” são: Espasmos musculares, principalmente do musculo piriforme, posições vicioas no trabalho ou em exercícios e bloqueios articulares, que são tratados com quiropraxia ou osteopatia.
   
Todos podemos estar sujeitos a ter uma dor ciática em algum momento de nossas vidas. Os fatores de risco que aumentam essa probabilidade são, idade avançada, sobrepeso/obesidade, jornadas de trabalhos desgastantes, exercícios feitos em excesso (overtrainning), e sedentarismo.
   
No tratamento deve ser levado em conta, primeiramente, a desinflamação do nervo, usando para tanto medicamentos associados a fisioterapia antiinfla
matória. Após passada a inflamação inicial deve ser avaliado qual fator desencadeou essa compressão e nesse caso os exames de imagens são importantes ferramentas esclarecedoras. Munidos disso a osteopatia, ou a quiropraxia são altamente resolutivas em poucas sessões.


A fisioterapia ortopédica é uma área em franco crescimento, surgem a cada dia novos estudos e técnicas eficazes no tratamento de diversas patologias antes só resolvidas por meio de cirurgias. A fisioterapia evita, portanto, o aumento do custo com saúde e ao mesmo tempo diminuindo o tempo de convalescência dos pacientes.

Prof. Ms.
Frederico Costa
e Lima Soares
Crefito: 107030-F

0 comentários:

Postar um comentário