sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conversa de Natal



- Pa-aaaaai-ii! Eu sou Maria...
- Uai! Pensei que fosse Isamara...
- Não! Eu sou Maria...
- Igual as suas bisas, né? Maria Bertolina, Maria das Dores, Maria Carmassi. Ou igual à Maria Enfermeira, nosso anjo de guarda...
- Eu sou Maria, pa-a-a-a-a-a-a-a-iiiii! A mãe de Jesus.
- Ah, tá! E quem é o pai de Jesus?
- O José Roberto!
- Não, esse sou eu e sou o seu pai. Quem é o pai de Jesus?
- O José... E eu sou a Maria.
- A-hã?
- No CCI, pai-i! No prrrresépio!
- Agora eu entendi filha! Que bonito. Você vai representar Maria, a mãe de Jesus, na encenação do presépio...
- Mas, pa-a-a-a-ai-i! Vai ter Papai Noel também. Ele vem!
- Pois é, filha! Graças a Deus, as crianças do CCI recebem presentes... É que os pais são todos funcionários públicos e, felizmente, tem um emprego garantido!
- Em tem pinguim...
- Já te falei filha! Não é pinguim, é boneco de neve...
- Nãããão! É o meeu pinguim!
- Pois é, mamãe! É nisso que dá americanizar o Natal: papais noéis vestidos para o inverno, neve, pinguins, bonecos de gelo, renas...
- A mamãe já falou! É o meu pinguinzinho...
- Tá bom! Mas é bom lembrar-se das tantas crianças que nada têm e nada irão receber de presente.
- O Papai Noel vai dar presente pra elas, pa-aai!
- Tá certo. Vamos pedir pra ele não se esquecer delas também.
- Eu sou a Maria. Eu faço assim, ó (mãos sobrepostas em concha) e mando o Papai Noel dar presente.
- E ele obedece?
- Ele é bonzinho, ele obedece! Eu vou cantar assim: “Jesus, nesse dia... que se inicia... vou te pedir... pratu-duá-bençoar. Iaoter-minar, que eu possa me lembrar... de tudo agradecer... Papai do Céu, obrigado!”
- Muito bem, filha... E a Maria vai levar essa prece pra Jesus e pro Papai do Céu, né?
- Eu que vou levar... Eu sou a Maria.
- Tá certo! Tá certo!
- Agora eu quero uma bala, pa-aai! O Papai Noel “corocô” no saquinho... Me dá!


Beto Chagas é escritor e psicólogo,  autor do livro de crônicas Palavras Contidas

0 comentários:

Postar um comentário