A Luz de Jesus Cristo brilha em todos os corações. Alguns têm consciência de Sua presença e com o Seu auxílio alcançam um estado de bem-aventurança fazendo florescer em suas vidas os ideais do Senhor. Outros, porém, não têm ainda consciência da presença dessa Luz espiritual interior porque ela está velada pelo egoísmo e pelas impurezas de suas mentes. Mas a Luz lá está, e a ninguém é negada a esperança de redenção.
A Luz de Jesus é a Luz da consciência da humanidade. É a Luz do mais elevado idealismo espiritual. O Cristo não pertence apenas aos cristãos. Ele é o espírito universal que não se nega a ninguém; a Sua doutrina e os Seus ensinamentos pertencem a todo o gênero humano.
A verdade é sempre muito simples; não precisa de enunciações complicadas; não requer nenhuma confusão metafísica. Esvazia-te e conhecerás a Verdade; procura e encontrarás; ajuda o próximo e purificar-te-ás; dá e serás enriquecido; ama e realizar-te-ás; aspira e alcançarás.
É principalmente na simplicidade da vida, na inocência de coração, na humildade de espírito e nas aspirações puras que podes encontrar, dentro de ti o verdadeiro Jesus. Podes senti-lo melhor no lamento dos humildes e no olhar dos que sofrem do que nos esplendores do interior de uma igreja. Podes ouvir Sua voz no murmúrio dos córregos, no sussurrar das florestas, no silêncio da noite. Podes sentir Sua presença no sorriso inocente das crianças, no senso de união da mãe com seu primogênito.
A vaidade da mente humana, os malabarismos do intelecto, o inato e dominador egoísmo da vida, foram causadores de todos os infortúnios. A vida, como é ela, seria bem menos complicada se cada um de nós pensasse um pouco menos em seu pequenino eu. Este espírito de auto-abnegação, de darmos um pouco de nós mesmos, trabalhando pelo bem-estar geral, de perdão e compaixão inatas, de grande sensibilidade e tolerância, é que constituem os extraordinários traços da personalidade do Bom Pastor.
Um coração caridoso, um pouco de auto-sacrifício, um pequeno auxílio e compreensão, podem nos proporcionar tanto bem-estar a nós mesmos quanto aos outros. Um pouco de devoção e confiança no Senhor podem nos encher de imensa paz. Um pouco de pureza d´alma e aspiração de viver uma vida melhor, podem nos dar um grande senso de realização íntima.
O Espírito de Cristo que paira sobre nós está sempre pronto a vir em auxílio do homem, se este a Ele se entregar. Todos os problemas da vida nos surgem quando nos fechamos dentro de nós e levantamos à nossa volta uma muralha. Egoísmo e espiritualidade não podem andar juntos. As coisas boas da vida e o bem-estar material perdem o valor quando não tem outro sentido senão a posse. Aliviando os sofrimentos alheios, aliviamos os nossos próprios.
Neste santo dia, tentemos aproximar-nos do espírito de Jesus Cristo, amá-lo com ardor, fé e devoção e esforçar-nos, com renovado zelo, por viver à luz de Seus ensinamentos e difundir a Sua mensagem universal.
Que Deus abençoe a todos. Que reine a paz no coração dos homens. Que a Verdade triunfe sobre a calúnia, a justiça sobre a opressão, a boa vontade sobre a desconfiança e a liberdade sobre a escravidão.
Rishikesh, Índia - Natal de 1961.
Swami Sivananda
0 comentários:
Postar um comentário