sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A Estrela de Belém



Na tradição cristã, a Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal, revelou o nascimento de Jesus aos magos  e, posteriormente, os guiou até Belém. 
A estrela aparece no Evangelho de Mateus, no qual “magos do oriente” foram inspirados pela estrela a viajar para Jerusalém. 
Lá, eles se encontraram com  Herodes  da Judeia e perguntaram-lhe onde teria nascido o rei dos judeus. Herodes, baseado num versículo do livro de Miquéias interpretando a visita como sendo uma profecia, enviou-os a Belém, um vilarejo nas proximidades. 
A estrela então os levou até o local onde estavam Jesus, Maria e José, onde eles prestaram homenagem ao recém-nascido e deram-lhe presentes. Eles presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Os sábios magos então receberam em sonho o conselho de não retornarem a Herodes e, por isso, voltaram diretamente para seus “próprios países” por um caminho diferente.
Muitos cristãos acreditam que a estrela foi um sinal milagroso que marcou o nascimento do Cristo  (ou Messias, literalmente “O ungido”). Alguns teólogos defendem que a estrela cumpriu uma profecia conhecida como “Profecia da Estrela”[. Astrônomos fizeram várias tentativas de ligar a estrela a fenômenos astronômicos pouco usuais, como uma conjunção de Júpiter e Saturno, um cometa ou uma supernova.
Alguns poucos acadêmicos questionaram a acuracidade histórica do evento e defendem que a estrela seria uma ficção piedosa criada pelo autor do Evangelho de Mateus.
O assunto é um dos favoritos nos planetários durante a época do Natal embora o relato bíblico sugira que a visita dos magos teria se realizado muitos meses após o nascimento de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário