terça-feira, 27 de novembro de 2012

Franca e suas personalidades


Pedro Murilla Fuentes
Nascido em 1929, Pedro Murilla Fuentes, o Pedroca, professor de educação física, formado pela USP, chegou à Franca como professor. 

Foi técnico de basquete do Franca por 32 anos, bem como da seleção brasileira em Olimpíadas e Pan Americanos. Ficou para a história por ser um visionário, implantando o contra-ataque de alta velocidade e defesa pressionada.

Ele era, antes de qualquer coisa, um educador. Usava o esporte como meio social de formação e humanização. Falava a todos o que deveriam escutar e não o que gostariam. 

Muito dedicado e observador, Pedroca fez curso intensivo de técnicas de basquete em São Paulo e depois disso não parou. Participou de diversas clínicas de especialização em países como Espanha, Portugal, Iugoslávia, Itália e Argentina.

Pedro Murilla Fuentes comandou o time local de 1951 a 1983, época de ouro da modalidade no Brasil. O ginásio da cidade, um dos poucos do país feitos exclusivamente para jogos de basquete, chama-se Pedrocão, como forma de homenagear o ex-treinador, morto há 18 anos.

Tratava todo mundo com respeito. Chamava todos os alunos de senhor. É com justiça unânime que hoje o ginásio de esporte de Franca recebe o nome de Pedrocão, o templo do basquete brasileiro.

Geraldo Pelotão
Geraldo Gomes, o “Geraldo Pelotão”, nasceu em São Sebastião do Paraíso (MG) em 1915.
Segundo relatos de familiares, aos 3 anos teve meningite. Após se curar da doença a sua mentalidade estagnou e manteve-se assim com o passar dos anos.

Personagem famoso que por anos deu um ar cômico e aventureiro à Praça Barão.
Somente os mais jovens não se lembram ou não conheceram essa figura ilustre e folclórica que andava pela Praça.

Para os mais próximos, ele era como uma doce criança, mas ai daquele que o ousasse desafiar com provocações, esse teria que correr rápido e desviar das pedras atiradas por “Pelotão”, pois o mesmo saía enfurecido atrás dos ofensores distribuindo pedradas e xingamentos àqueles que contra ele desferissem o apelido “Geraldo Pelotão” ou qualquer outro.

Infelizmente Franca, mais precisamente a Praça Barão, perdeu essa ilustre figura que dava um toque de humor e aventura para a praça.

Em maio de 2000, Geraldo morreu aos 85 anos, vítima de uma hemorragia, após vir atravessando seguidos problemas de saúde.

Doutor Hélio Palermo

O Professor e Doutor Hélio Palermo nasceu em Franca em 30 de maio de 1918.

Foi professor e político, tendo sido prefeito do município de Franca por duas vezes.

Entre 1966 e 68, Hélio Palermo, ex-aluno da 1ª turma de direito, quando prefeito, mandou edificar o prédio das instalações da Faculdade de Direito de Franca.

A municipalidade deu a uma das Avenidas o seu nome e o Estado o homenageou dando o seu nome a uma Escola Pública de 1° e 2° graus, localizada no jardim Dermínio.

O Conjunto Poliesportivo “Dr. Hélio Palermo”, tem capacidade para sete mil pessoas e já recebeu duelos históricos do basquetebol brasileiro.

Seus feitos de Administração Pública serão sempre lembrados, pois, Franca tornou-se uma cidade notável e altamente progressista.

Faleceu aos 60 anos de idade, no dia 07 de fevereiro de 1979.

0 comentários:

Postar um comentário