quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tradição hoje

Quando eu estava em Belo Horizonte, fui convidada para conhecer um lugar onde se cuidam de crianças carentes e ensina Yoga a elas. Elas encenaram uma pequena peça para mim. Fiquei surpresa, pois a peça era sobre Shiva e Parvati. Shiva ensinava Yoga para Parvati, perto de um lago. E um peixe ouvia os ensinamentos de Shiva. Cada asana que Shiva ensinava o peixe também praticava. Assim, ele também obteve o conhecimento e evoluiu, tornando-se humano. Foi assim que a tradição do Yoga se iniciou. Shiva é consciência e Shakti é energia.
Por essa história, precisamos compreender que a tradição está profundamente enraizada em cada ser vivo. É uma tradição universal, pois você é consciência e energia. Essa história nos mostra que cada um de nós herdou esta tradição ao nascer. E que essa tradição que herdamos foi criada para a nossa evolução, pois aquele peixe, ao praticar Yoga, tornou-se humano. Sua evolução foi acelerada pelo Yoga e ele renasceu como humano, como Matsyen-dranatha, que foi o fundador do Hatha Yoga. Se um peixe, ao praticar Yoga, pode tornar-se humano, imaginar o que um humano pode se tornar praticando Yoga? Você pode se tornar se tornar um super-humano. O grande Yogi chamado Aurobindo disse que uma nova raça de super-humanos surgiria. Essa é a tradição na qual você foi iniciado simplesmente por praticar Yoga, quer você saiba ou não. Talvez você tenha chagado ao Yoga só porque queria praticar alguns exercícios, ou tinha problema algum problema de saúde. Mas quando compreende que você faz parte de uma tradição, aí o Yoga começa a fazer sentido e isso vai lhe trazer um benefício diferente. Pois quando você pratica Yoga de acordo com uma tradição, recebe o conhecimento que o fundador pretendia compartilhar. Ele é transmitido a você. Por isso é importante praticar dentro de uma tradição. Muitas centenas ou mesmo milhares de anos antes, o que o criador da tradição vislumbrou quando começou a ensinar aquela prática? É esse o benefício que você irá receber.
Tradição significa Continuidade. Sem continuidade, sem homogeneidade não existe tradição. Quando alguém se mantém durante muito tempo, sem nenhuma quebra isso se torna uma tradição. E o melhor exemplo de tradição você pode tirar da natureza. Você vê os planetas, animais, plantas, peixes e percebe que existe uma continuidade. Você já viu algum dia em que o sol não nasceu na hora certa? Todos os dias, por milhões de anos, o sol nasce na hora correta. O mesmo acontece com a lua. E também as estações. Se existe alguma mudança nas estações, é por interferência dos humanos. É por causa dessa continuidade da natureza que a civilização, que os humanos puderam progredir e ser o que são e terem alcançado tantas coisas. É por causa dessa homogeneidade da natureza, dessa continuidade. Se a natureza fosse errática, se não seguisse ciclos, os homens teriam tido dificuldade em progredir.
Além dessa homogeneidade, além dessa continuidade, outro fator importante é que deve haver a habilidade de mudar e se adaptar de acordo com as necessidades de cada momento. As necessidades do homem continuam mudando, pois a sociedade não é estática. As razões pelas quais as pessoas praticavam Yoga há 10 mil anos não são, necessariamente, as mesmas pelas quais as pessoas praticam hoje. Por isso a tradição tem de ter a capacidade de se adaptar às necessidades dos homens, pois todas as tradições são feitas para o homem.
Essas tradições não foram criadas por pessoas comuns, como eu e você. Elas foram feitas por pessoas iluminadas, que tinham uma visão de como a humanidade iria se desenvolver após centenas de anos. Como os homens evoluíram? Quais as suas necessidades? As tradições que não têm essas características talvez tenham surgido e se mantido por um curto período de tempo. Talvez tenham trazido algum tipo de benefício, mas, por fim, foram deixadas de lado. Uma tradição que dura milhares ou centenas de anos, sem interrupção adaptando-se, é uma tradição que foi testada pelo tempo. Ela é eficaz e sobrevive apenas porque é útil. Se não fosse útil, teria sido descartada. E a tradição do Yoga tem essas qualidades. Ela realmente é uma cultura universal. Porque cada tradição que é útil, que promove a vida, que vale a pena não pode ser uma tradição sectária. Ela deve ser universal. Porque cada tradição que é útil, que promove a vida, que vale a pena não pode ser uma tradição sectária. Ele deve ser universal. Não pode ser aplicada apenas a certo grupo, povo ou país. Ela deve ser aplicada à humanidade como um todo, onde quer que as pessoas vivam, qualquer que sejam suas crenças e costumes. Há qualidades universais como raiva, ansiedade, ciúme e pesar. Existe algo que possamos chamar de raiva brasileira? Não. A raiva é igual aonde quer que você vá.
Swami Satyasangananda
É uma mestra da linhagem do Satyananda Yoga, da Bihar School of Yoga, Índia. É a diretora e orientadora espiritual de Rikhiapeeth, local onde seu mestre Paramahamsa Satyananda Saraswati se estabeleceu para fazer sádhanas, práticas elevadas do Yoga. Ao chegar a Rikhia e deparar-se com a pobreza extrema da região, ela colocou em prática os preceitos de seu guru – servir, amar e doar – o que culminou na recuperação dessa comunidade. Através de esforços incessantes, Swami Satsangi têm transformado Rikhia em um vibrante centro que cuida diariamente de mais de 2.000 crianças.
No ashram (escola de Yoga), elas aprendem inglês, informática, Yoga, dança canto de mantras e rituais da tradição hindu. Além disso, Rikhiapeeth auxilia viúvas e anciões das aldeias e oferece assistência econômica, médica e social abrangendo mais de 30.000 famílias em 160 vilarejos da região.


Swami Satyasangananda
é mestra da linhagem
Satyananda Yoga , da Bihar School of yoga - Índia


0 comentários:

Postar um comentário