quinta-feira, 19 de julho de 2012

Efemérides


- Pa-apai! O que é “efeméride”?
- Ora, minha filha! De onde você tirou isso?
- Mas, pa-apai! O que é uma “efeméride”? Eu quero um pedaço...
- Não é de comer, meu anjo...
- Onde você ouviu isso?
- ...
- Tá bom! “Efeméride” é uma data que marca um fato relevante.
- Mas é coisa boa ou é coisa ruim, pa-apai!
- Depende!
- De-epende? O que é de-epende?
- ...
- Explica, pa-apai!
- Ás vezes é uma data feliz, às vezes é uma data triste. Depende.
- De-epende?
- Por exemplo, o mês de julho tem várias efemérides, quer dizer, várias datas relevantes. Mesmo que essa relevância venha a ser apenas para algumas pessoas.
- Pra quem?
- Vejamos: o dia 9 de julho é uma data importante para o povo paulista. Foi nesse dia, em 1932, que quatro jovens soldados paulistas morreram enquanto participavam de um movimento para defender a Constituição Brasileira. É uma efeméride histórica... Para os paulistas, mesmo tendo perdido a Revolução. Ficou o exemplo de partriotismo.
- E o que mais, pa-ai?
- Tem o 4 de julho, dia da sua prima Vitória! Dia feliz! E tem um dia saudoso para o papai, o 10 de julho, quando, em 2003 morreu a sua amiga Dona Nezota, como era conhecida a memorável professora Enelzita Gomide, a poetisa das flores e dos versos diversos.
- Ah! Tem uma escola com esse nome lá na Estação.
- Merecido, filha... Mas, falemos de alegria: o dia 12 de julho. Esta é a data em que eu e sua mãe nos casamos. Legal, né?
- Eu vi o seu casamento, pa-ai! Eu vi a foto!
- É... de tão amada, acho que você já estava por perto, mesmo. Essa é uma outra história.
- Tem mais efeméride?
- Tem o dia 21 de julho, que é o aniversário do papai. Não conta pra ninguém, tá?
- Tá bão. Vou contar só pra Tia Aline e pra Tia Mari... Eu quero cantar parabéns, pa-pai!
- ...
- Quero bolo... Igual na festinha da Beá do Tio Edim e da Tia Michele, dia 7!
- E tem datas que são alegres e tristes ao mesmo tempo...
- Como, pa-apai?
- O dia 31 de julho... Nesse dia nasceram o seu Tio João, a minha amiga Eliete e o meu amigo Maico, mas também foi nesse dia que morreu o seu Vô Geraldo. Hoje, papai sabe que a morte não existe, mas, mesmo assim, fica um sentimento ambíguo no ar...
- Ambíguo, pa-ai? O que é isso? Ah! Ah! Lembra “umbigão”...
- Para, filha! Fala sério. Ambíguo é aquilo que pode ter significados ou interpretações opostos.
- Acho que não entendi. Oposto ou o posto... City Posto... Ah! Ah! Ah! Ah! Pula! Pula!
- Bem lembrado, filhota! Tem mais uma efeméride importante no mês de julho: o City Posto faz aniversário. Está completando 15 anos! Viva!
- Senhor! Quando eu fizer 15 anos você vai fazer festinha de debutante? Eu vou dançar com o Otávio, com o Dudu, com o...
- Ih, filha! Deixa essa história de debutante pra outra história, tá?

Beto Chagas é escritor e psicólogo, 
autor do livro de crônicas Palavras Contidas

0 comentários:

Postar um comentário