quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alimentação no inverno.


No inverno, as necessidades energéticas do organismo aumentam devido a necessidade de se produzir mais calor e conseqüentemente manter a temperatura corporal normal. Assim, é natural haver aumento do apetite e uma maior necessidade energética nos dias frios.
Deste modo há uma tendência no maior consumo dos alimentos com alto teor de gorduras e conseqüentemente bastante calóricos como fondues, chocolates, feijoada, risotos, massas, preparações com creme de leite, queijos gordurosas, bebidas alcoólicas, entre outros. E para agravar ainda há a tendência de ficar mais preguiçoso no inverno o que implica na redução da prática de atividade física.

Para não alterar o peso corpóreo e manter uma boa saúde, siga as recomendações abaixo:
1) Prefira as sopas, cremes e caldos! Porém, evite utilizar alimentos gordurosos como: creme de leite (mesmo a versão light), o leite integral, a manteiga e as carnes gordurosas. Para dar cremosidade a preparação ao invés do creme de leite utilize os legumes cozidos e batidos, ou creme de ricota ou requeijão 0% de gordura, o cottage, entre ouros. Como fonte de proteína desta dê preferência para carnes magras. Para aumentar o teor de fibras inclua vegetais variados e/ou adicione farelo de trigo ou de aveia. Como acompanhamento dê preferência aos integrais com: pães integrais, pão sueco integral e torradas integrais.

2) Use habitualmente os alimentos ricos em fibras, pois estes proporcionam maior sensação de saciedade. Além disso, as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal. Exemplos de alimentos ricos em fibras são: pães, torradas, massas e arroz integrais, farelo de trigo, entre outros, além das frutas, verduras e legumes que além de apresentarem alto teor de fibras, são ricos em vitaminas e minerais e possuem baixo valor calórico.

3) Para os Fondues utilize o leite desnatado e substitua parte dos queijos por opções menos gordurosas e calóricas como as citadas anteriormente. Deixe os queijos mais gordurosos e calóricos apenas para dar um leve sabor! Para o de carne utilize cortes menos gordurosos e evite fritar! Cozinhe no vinho ou grelhe! Como acompanhamento utilize molhos à base de iogurte, mostarda, limão, gengibre, ervas, laranja, ou iogurte desnatado.

4) Para a feijoada utilize carne seca em pequena quantidade, o peito de peru defumado (em cubos grandes) e a ricota (amassada). Esta última dará um sabor todo especial a preparação! Caso queira utilizar o paio ou outro embutido utilize em pequena quantidade e afervente-os para tirara grosseiramente o excesso de gordura.

5) Os chás são ótimas opções! Além de saudáveis auxiliam a aumentar a temperatura corporal e não apresentam calorias.

6) De preferência para sobremesas a base de frutas assadas ou cozidas que podem ser preparadas com adoçante culinário, ou suco natural de fruta (como maçã).

7) Pratique atividade física regularmente! A atividade física, dentre os inúmeros benefícios à saúde, aumenta o gasto calórico permitindo que degustemos as delícias do inverno sem promover alteração na composição corporal.

Neste inverno, experimente as delicias do City Posto, como caldos, chás, sobremesas light, etc e aqueça suas noites frias!

Nutricionista City Posto
Eliana Campos Silva
CRN 12732








ELIANA
Trabalhar no City Posto é uma grande satisfação e orgulho! O ambiente é de constante alegria e respeito mútuo, para com os companheiros de trabalho e clientes. Fico feliz em poder contribuir nesses 15 anos de vida .
Parabéns a todos que fazem parte deste lugar tão iluminado e querido pela
população francana.

0 comentários:

Postar um comentário