quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tá certo ou não tá? - Edição 17


- Pai, ó! Ô, pai! Pa-ai! - Fala, filha! - Olha o picapau amarelo! - Não, filha! É um canário... É o símbolo do Sr. Brasil, programa de Rolando Boldrin. - Não. É o picapau do sítio! - Tá bom! Aquele é um picapau... amarelo. - Mas, pai! Não é picapau. É pica-pau! - Não! É picapau. Agora escreve picapau, é a nova ortografia. - Orto-ografiiiiiia? - É, filha. O modo como se escreve uma palavra corretamente. “Orto” quer dizer “certo”. - Então, quem mora no Parque do Horto é “tudo certo”? - Bem! Aí é horto com “h”, que significa “horta”, “jardim”... - Mas, pa-ai! Picapau é tudo junto ou é separado? - Era separado, mas agora é junto. - Porque, paiê, pra escrever “tudo junto” é separado e pra escrever “separado” é tudo junto? - Você está me confundindo... - E no Sítio do Picapau Amarelo tem o Saci Pererê... - Tem... - Porque escreve separado se ele tem uma perna só? - É o nome dele, filha! E originalmente se escrevia Saci-Pererê, com hífen e tudo... Era o personagem do primeiro livro de Monteiro Lobato, em 1918. Aliás, Lobato foi o primeiro editor brasileiro. - É o Seu Lobato, pa-ai! - Ele mesmo... Ele viveu, em Taubaté e hoje tem o Sitio do Picapau Amarelo onde vivem todos os personagens... - E tem pônei, né pa-ai? - Sei lá, se tem pônei. Mas tem Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Emília, Narizinho, Pedrinho... - O Visconde é de milho, paíííí? - Ele é um sabugo... por isso é de Sabugosa, que é a terra longínqua de onde ele veio. - Mas, pai-ê! Lá tem um peixinho também. Ele é tão fofinho! - Nossa conversa está indo longe demais, certo? - Não é certo que fala, pai-papai! É orto! - Tá certo! - Não! É tá orto... - Tá orto, então! Mas, me responda se é orto ficar dormindo grudadinha na sua mãe. Você já é grande pra isso. - Mas, pai-ê! A gente escreve dormir junto ou separado? - Bem! Aí é junto... - Então me deixa eu quieta aqui, junto da mamãe! - “Me deixa eu”? Tá certo? - Você não, mas eu sim... Boa noite, senhor!




CityCrônicas
Beto Chagas é escritor e psicólogo,
autor do livro de crônicas Palavras Contidas 


0 comentários:

Postar um comentário