quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Doação de Medula Óssea Procedimento pode ser similar a uma doação de sangue


O Brasil tem, hoje, o terceiro maior número de doadores de medula óssea do mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com mais de três milhões de doadores inscritos, o país perde apenas para os Estados Unidos, que conta com quase sete milhões de cadastrados, e para a Alemanha, com cinco milhões. 
Porém, apesar do número positivo, a demanda de pacientes que precisam de medulas compatíveis é crescente, assim como as dúvidas sobre a doação.
O drama de pessoas com leucemia é muito forte. Pra vocês terem noção, a chance de encontrar um doador compatível (fora da família) é de uma em cem mil. 
Por isso, quanto mais doadores cadastrados, maiores as chances de serem encontradas pessoas compatíveis. 
Como funciona?
•O doador deve ter entre 18 e 55 anos e não ter histórico de doenças infectocontagiosas ou de câncer. As mulheres não podem doar durante a gravidez. Os critérios são semelhantes aos de uma doação de sangue.
•Após a confirmação dos exames de compatibilidade e do estado de saúde do voluntário, a doação é realizada em um centro para transplantes de medula óssea. 
A pessoa decide por duas maneiras de realizar a doação:
1) por meio do sangue periférico (que é similar a uma doação de sangue convencional): nesse caso, o doador toma um medicamento por cinco dias para estimular a liberação das células tronco hematopoiéticas (células que produzem o sangue) para que possam ser coletadas.
2) pela retirada da medula por meio de punções na bacia: esse procedimento costuma utilizar anestesia peridural (a mesma utilizada em partos) ou anestesia geral, de acordo com a escolha do doador.
•O doador pode retomar suas atividades normalmente 24 horas após o transplante. Apenas em casos em que a pessoa realize trabalho com esforço físico intenso, o tempo de repouso deve ser um pouco maior. 
•As células doadas se regeneram em pouco menos de 15 dias, por isso o doador pode permanecer cadastrado no banco de medulas para outros transplantes, caso haja novamente a compatibilidade.
Faça a diferença: cadastre-se e torne-se um doador de medula óssea.

CitySocial
A sua doação pode slvar uma vida

0 comentários:

Postar um comentário