terça-feira, 25 de junho de 2013

Fundação Espirita Allan Kardec


José Marques Garcia (1862-1942) foi um dos pioneiros do Espiritismo Francano, cujas atividades integraram-se em 1901. Apiedado da indigência e marginalização dos enfermos mentais em Franca, a partir de 1902 começou a levar um e outro à sua própria residência, prestando-lhes o auxilio e tratamento possíveis, desperto pelo sentido de caridade da doutrina que acabava de assumir e pelos próprios recursos de saneamento nela entreabertos.
Mais à frente, sentindo a necessidade e inspiração de aumentar e melhorar a assistência que vinha promovendo aos enfermos em sua residência, José Marques Garcia foi edificando algumas pequenas casas para abrigá-los. Daí originou-se, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova em Franca.
Em 15 de novembro de 1927 José Marques Garcia fundou o jornal A Nova Era, cuja circulação logo se expandiu por todo o Brasil. Era aquela uma atitude verdadeiramente pioneira, em Franca e no Brasil, haja vista que tal entidade psiquiátrica foi HISTORICAMENTE A SEGUNDA DO NOSSO PAÍS, enquanto o Jornal A Nova Era se irmanava a poucos outros órgãos, surgindo também como atitude de vanguarda em tempos de difícil aceitação do Espiritismo.
Aos 03 de outubro de 1933 a entidade passou a denominar-se “Casa de Saúde Allan Kardec”. Em 31 de março de 1966 a entidade adquiriu personalidade jurídica, adequando-se melhor às exigências dos setores de saúde e administração pública, inaugurando novos pavilhões para acolhimento de um número crescente de pacientes.
Com a expansão e a diversificação das atividades, bem assim para a obtenção de substanciais vantagens na isenção de tributos, a entidade passou a denominar-se a partir de 08 de dezembro de 1972, Fundação Espirita Allan Kardec, com as decorrentes implicações.
Desde a sua fundação até o ano de 1969, o trabalho desenvolvido no acolhimento dos portadores de doenças mentais era mantido por donativos filantrópicos da comunidade. A partir de 20 de julho de 1970, firmou-se convênio com a Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria da Saúde Mental, para atendimento a 100 (cem) leitos, sendo 50 masculinos e 50 femininos. Nesta época, recebíamos por leito dia efetivamente ocupado, prevalecendo até a data de 31 de dezembro de 1987. A partir de 1988 foi firmado convênio com o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS- MPAS e Coordenadoria da Saúde Mental – CSM, passando a receber subvenções do Estado. A partir de 27 de dezembro de 1989 firmou convênio com o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde do Estado de São Paulo – SUDS /SP. O convênio contemplava 200 leitos por pacote. A partir da década de 90 a denominação passou a ser chamada de Sistema Único de Saúde - SUS a qual permanece vigente até os dias de hoje.
Nos tempos atuais, disponibilizamos ao sistema Único de Saúde 200 leitos para tratamento em internação hospitalar, além de 30 vagas destinadas ao atendimento do Hospital-Dia para pacientes esquizofrênico-psicóticos. Atualmente, o maior desafio da Fundação é buscar equilíbrio das receitas e despesas, uma vez que o valor pago pela diária SUS / AIH é insuficiente para atender todas as exigências impostas pelas Portarias vigentes (224 e 251 MS). 
Em busca deste equilíbrio, a fundação disponibilizará á sociedade mais leitos destinados a tratamento de patologias mentais para convênios e particulares, uma vez que a política nacional é o inverso, ou seja, fechamento de leitos disponíveis.
Para a atual administração e seus colaboradores, os quais possuem uma visão empresarial e técnica bastante apurada em saúde mental, os problemas enfrentados por nossa entidade e por outros hospitais psiquiátricos, seriam solucionados com maior agilidade se houvesse revisão nas Portarias vigentes e também melhor financiamento das atividades prestadas.
Buscando sempre a inovação nos tratamentos oferecidos na Saúde Mental, a Fundação Espirita Allan Kardec diferencia-se dos demais hospitais psiquiátricos existentes no País, no seu conceito metodológico de tratamento, com equipe interdisciplinar coesa e participativa  pela atenção e dedicação dispensada pelos seus profissionais   no tratamento aos seus 300 pacientes, vindos de diferentes partes do país, em busca de uma condição mais digna de vida.
O desafio para a atual gestão é a seleção mais qualificada de seus profissionais, buscando sempre o trabalho em equipe, realçando assim os valores que esta Fundação preconiza.
A continuidade dependerá de ações bem sucedidas na qualificação e capacitação dos mesmos, priorizando sempre as constantes mudanças que o segmento da saúde mental no Brasil vem enfrentando. Vale destacar que a comunidade francana  apoia as ações deste hospital, o  que de certa forma favorece muito o atendimento , dando maior dignidade no tratamento a  seus pacientes 
CLIENTELA
Sistema Único de Saúde – SUS (91 moradores- 109 agudos) - Hospital Dia – (SUS) - 30 vagas disponíveis
Clinica “Nova Era” – 70 leitos disponíveis para Convênios e / ou particulares.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
Vinte e dois Municípios abrangentes da DRS VIII - 618.000  habitantes.
METODOLOGIA 
Tratamento psiquiátrico por profissionais especializados, onde há o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Individual e Coletivo, com presença nas 24 horas do dia, com terapêutica medicamentosa, mediante prescrição médica , com orientação em farmácia especializada  dentro das normas sanitárias vigentes. Atendimento clinico diário, disponibilizado pelos profissionais contratados em Clinico Geral, Neurologia, Ginecologia e Cardiologia. Com esta equipe interdisciplinar, oferecemos ainda os serviços de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço de Nutrição e Dietética, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Odontologia. 
Dentro da proposta terapêutica disponibilizamos várias oficinas sendo a de marcenaria, agrícola, pintura, artesanato, bordado, cerâmica, musica, poesia e teatro. 
RECURSOS HUMANOS 
Para o atendimento da demanda atendida, a Fundação Espirita Allan Kardec mantém 260 funcionários  contratados nas áreas Administrativa, Técnica e Apoio , pelo  regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT , além de profissionais liberais em  áreas específicas  , buscando assim a adequação e enquadramento das Portarias Ministeriais vigentes.
A nossa missão é manter a equipe motivada para a execução dos trabalhos em  psiquiatria. Para tanto, estamos sempre buscando alternativas para que os serviços oferecidos sejam de melhor qualidade aos pacientes, não esquecendo claro dos colaboradores.    
HOTELARIA
O hospital psiquiátrico Allan Kardec é destinado exclusivamente para atendimento psiquiátrico em regime de internação hospitalar. Para atender pacientes do Sistema Único de Saúde -  SUS , oferece hotelaria, recursos humanos e acomodações dentro do preconizado nas  Portarias vigentes (  224 e 251 MS ) . Já a Clinica “ Nova Era “ – é destinada para atendimento psiquiátrico em regime de internação hospitalar para Particulares e Convênios , disponibilizando acomodações em apartamentos confortáveis , com área física separada, uma  equipe profissional   interdisciplinar diferenciada .
O hospital conta com o serviço de Nutrição e Dietética, que oferece alimentação controlada, a qual é supervisionada por toda a equipe do setor, sob a direção da Nutricionista. Aos pacientes mais preservados, são disponibilizados refeitórios separados em alas masculina e feminina. Aos  grabatários  são fornecidas refeições individuais em bandejas térmicas.
RECURSOS FINANCEIROS 
Convenio SUS (Gestão Plena Municipal / Governos Estadual e Federal), valor diária;
Receita aleatória por procedimentos de pacientes conveniados e particulares;
Doações e contribuições do Quadro Social;
Doações Comunidade em geral.
Assim como muitas entidades filantrópicas, a Fundação Espirita Allan Kardec dispõe de recursos escassos e insuficientes para viabilizar todos os projetos planejados e isso agravam em grande parte os programas.
De acordo com a atual administração, seria necessário que os órgãos governamentais repensassem a saúde mental, criando políticas publicas direcionadas especificamente a este segmento, com proposta mais humanizada, aplicável à grande demanda existente no momento. Para cada atendimento, hoje, a diária global paga pelo SUS é de R$ 42,37 (Quarenta e Dois Reais e Trinta Sete Centavos), e, seriam necessários bem mais do que isto para atender todas as exigências legais preconizadas pelas Portarias vigentes. 
BIBLIOGRAFIA
- Fundação Espirita Allan Kardec
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
- Portaria SAS/MS 224 de 29 de janeiro de 1992
- Portaria SAS/MS 251 de 31 de janeiro de 2002.

CitySocial
Fundação Espírita Allan Kardec
Rua José Marques Garcia, 675
Cidade Nova - Franca/SP
(16) 2103-3000

0 comentários:

Postar um comentário