sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Benefícios dos Alimentos Comuns na Páscoa



A Páscoa é a festa mais importante entre os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo que, após morrer na cruz, foi colocado em um sepulcro até seu corpo e espírito se unificarem novamente. A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach” e significa “passagem”, pois na Antiguidade, essa festa judaica comemorava a libertação dos hebreus após um longo período de escravidão no Egito.

A data é comemorada sempre em um domingo, ao final da Semana Santa, época em que os cristãos relembram e oram pela morte e sofrimento de Cristo. A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, após o término da Quaresma, período de quarenta dias que começa na Quarta-feira de Cinzas e, segundo a tradição católica, é um tempo de reflexão e caridade.
Nesta época, é comum o consumo de alguns alimentos como o bacalhau, o azeite, o chocolate, etc. Alguns desses podem sim, ser muito saudáveis. Mesmo o chocolate, com moderação, ajuda a melhorar o funcionamento do sistema circulatório.

Bacalhau
O bacalhau é um peixe rico em vitaminas A, B1, D, E, niacina e minerais como o zinco, fósforo, ferro e magnésio, e ainda apresenta baixa quantidade de colesterol. O único problema pode ser o excesso de sódio. Portanto, antes de consumi-lo é preciso retirar bem o sal, deixando bastante tempo de molho e trocando a água por várias vezes.

Azeite
O azeite de oliva extravirgem é rico em um tipo de gordura -a monoinsaturada- que é super saudável. Elas ajudam a manter um bom nível de colesterol total e HDL (colesterol bom), essencial para o bom funcionamento do organismo, além de diminuir o colesterol ruim (LDL). Quando o Azeite tiver o nível de acidez menor que 0,7%, maior é sua pureza.

Ovo Cozido
Tem uma boa concentração de ácido fólico, vitamina que combate anemia, reduz risco de Mal de Alzheimer e ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Pimentão
Não importa se são vermelhos, verdes ou amarelos. Os pimentões de todas as cores são alimentos com propriedades antioxidantes, com pequena quantidade de calorias e ricos em vitaminas A, C e E. É um poderoso aliado contra a fadiga, o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, como câncer. Essa característica antioxidante do pimentão deve-se à presença de um composto chamado capsaicina.

Tomate
O alimento é rico em licopeno, tem poucas calorias e serve como grande fonte das vitaminas A, B e C, e em sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. O licopeno, encontrado em maior quantidade nos tomates mais vermelhos, é uma substância antioxidante, que ajuda a impedir danos às células, combatendo o câncer de próstata e, também, o envelhecimento.

Chocolate
Chocolate com alto teor de cacau tem efeitos muito benéficos para o sistema circulatório. O cacau presente no chocolate evita a formação de placas bloqueadoras nas artérias e ajuda a baixar a pressão sanguínea. Para completar, o chocolate ainda age no cérebro, proporcionando uma sensação de alegria. Quanto mais alta a porcentagem de cacau, maiores os benefícios.

Oleaginosas
Todos os tipos de oleaginosas, categoria que inclui castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, são fontes de selênio e vitamina E, importantes para o bom funcionamento do organismo. As frutas secas também são alimentos saudáveis, pois mantêm benefícios semelhantes às frutas “in natura”.

Vinho
O consumo moderado de vinhos tem efeito cardioprotetor devido à grande quantidade de resveratrol, poderoso antioxidante que aumenta os níveis do colesterol HDL. Mas, para que a bebida traga tais benefícios, é preciso que o vinho seja tinto e seco.
Podemos concluir que, não só para Páscoa, mas também para todos os eventos que vamos realizar ou participar, o ideal é que possamos dar preferência aos cardápios mais saudáveis, com preparações saborosas, mas sem ingredientes com excesso de calorias.
O segredo é degustar uma pequena porção de cada vez.

Boa Páscoa!!!!



Nutricionista City Posto
Eliana Campos Silva
CRN 12732


0 comentários:

Postar um comentário