quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa junina e comidas típicas

Origem da Festa Junina



Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa junina era chamada de Joanina. 
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal ). 
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China , região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.   
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros ( indígenas , afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 
Nessa época o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de muitos alimentos consumidos nas festas juninas.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, entre outros. 
O milho, por ser rico em carboidratos, é um grande fornecedor de energia em nossa alimentação. Ele contém também um alto teor de fibras, sendo, portanto, recomendado para todas as idades. Já a cor amarelada, tão característica deste cereal, é dada pelos carotenóides, que são um tipo de vitamina, fundamental para saúde da pele e visão.
Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa junina...
O amendoim e os alimentos compostos por ele, como o pé de moleque e a paçoca, são ricos em gordura poliinsaturada, que ajuda a evitar doenças cardiovasculares, pois diminui o nível de LDL, o colesterol ruim. Boa parte dos benefícios trazidos pelo amendoim se deve ao ômega-6, uma substância que tem propriedades antiinflamatórias. Por serem muito calóricos, devem ser consumidos com moderação por quem não deseja engordar. 
A batata-doce é rica em carboidrato e, como todo carboidrato, fornece energia. Além disso, ela é rica em betacaroteno, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer. A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. 
O arroz-doce também é um carboidrato com alto valor energético, deve ser consumido moderadamente, e os diabéticos devem consumir somente os que são feitos com adoçantes.
Aproveite esta festa tradicional e venham experimentar estas delícias aqui no City Posto !!!

0 comentários:

Postar um comentário