domingo, 26 de abril de 2015

Meditação


Porque meditar?
A meditação é o coração de todas as práticas de Yoga. A partir do momento em que começar a sentir o conforto e bem-estar que as posturas e exercícios de respiração proporcionam de forma natural e profunda, irá começar a sentir o seu corpo mais relaxado. Nessa altura, o mais natural é começar a dar mais atenção à sua mente: a meditação é uma poderosa aliada no conhecimento dos processos mentais. A prática da meditação traz mais equilíbrio mental e emocional, e como consequência, mais paz interior.
A compreensão
intuitiva 
A meditação é um estado de consciência que só pode ser compreendida através da experiência direta e da intuição. Ao contrário de nossas experiências quotidianas, que são limitados por espaço, tempo e pelas leis da causalidade, o estado de meditação transcende todas as limitações. Na meditação, passado e futuro se dissolvem. O que resta é a consciência única do “Eu Sou’’, do uno, infinito e eterno Agora.
Benefícios para
o corpo
• A paz da meditação é mais profunda do que a paz do sono.
• A meditação reduz o stress - cada parte do corpo, cada célula relaxa e regenera-se.
• A meditação mantém o corpo jovem e previne o envelhecimento precoce.
E para a mente:
A experiência da felicidade, unidade e harmonia que pode ser atingida através da meditação cria novos padrões de pensamento:
• Tendências negativas são superadas e a mente torna-se mais estável.
• A meditação ajuda a desenvolver uma personalidade dinâmica, um discurso poderoso, serenidade e grande força mental.
A concentração é
uma condição prévia
A meditação só é possível se for capaz de focar a sua mente. 
A concentração reforça o fluxo de pensamento - ideias que antes eram vagas, de repente tornam-se claras, o que parecia difícil, complexo e confuso agora é fácil de entender.
Quando alguém se desenvolve na concentração, quando alguém se interessa realmente por ela, quando alguém comprova os seus benefícios, não abandona a sua prática. Não poderá ficar nem mais um dia sem a concentração. Se deixar de se concentrar, a pessoa ficará inquieta. A concentração resulta na alegria suprema, na força espiritual íntima. A concentração traz o conhecimento profundo e a profunda compreensão interior, a intuição. Em poucas palavras, é uma ciência maravilhosa. Não posso descrever os seus benefícios de maneira apropriada.
“A mente, geralmente, vaga a esmo, sem rumo. Quando pensa em um objeto, num segundo deixa de pensar nele e pula para outro como um macaco, depois para um terceiro e assim por diante. Não pode fixar-se num só. Quando o pensamento se mantém continuadamente em um padrão definido, em uma única coisa, como o fluxo do óleo caindo de um vasilhame para outro, então isso é concentração”.
Você precisa manifestar um grande interesse na prática da concentração. A atenção é o uso constante da mente. A compreensão sempre envolve a atenção. A atenção representa um grande papel na concentração. Ela é a base da vontade. Ela é encontrada nos homens de mentalidade forte. É uma faculdade rara. Compreender é estar atento. Através da atenção você tem um nítido e um claro conhecimento das coisas.
Cada pequena ação exige concentração e atenção de todo o coração. É muito difícil dizer onde termina a concentração e onde começa a meditação. A meditação segue a concentração. Aqueles que conseguem praticar a concentração evoluem rapidamente. Podem realizar qualquer trabalho com grande eficiência.
Seja alegre, um brilhante futuro o aguarda. Pratique. Sinta. Levante-se. Acorde!”
Por: Swami Sivananda

0 comentários:

Postar um comentário