terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ceia de Natal Funcional


     A época mais esperada do ano. O reencontro com familiares, a troca de presentes, os bons sentimentos e as delícias da ceia de Natal. Neste final de ano, sugiro opções mais saudáveis com alimentos funcionais, adaptando as tradicionais receitas.
Petiscos:
Mix de oleaginosas:
     faça um mix com castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas,  nozes, amendoim, uva-passas, damascos secos. Esta é ótima opção pois as oleaginosas são ricas em proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. A gordura presente é de boa qualidade (ômega 3, 6 e 9) e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL).
Entrada:
     Substitua o salpicão de Natal por saladas mais leves, nutritivas e menos calóricas:

Salada Natalina ao molho de queijo (light)
Ingredientes
1 prato de alface americana
1 prato de rúcula
3 colheres de sopa de cottage 
5 tomates cereja
2 colheres de sopa de croutons integrais
2 filés de (100g cada) peito de frango desfiado OU 1 lata de atum sólido em água

Modo de preparo
     Prepare o frango desfiado (ou o atum), sem adição de óleo e reserve. Em uma saladeira, junte a alface, a rúcula, os tomates, e o frango desfiado ou atum. Por cima, despeje o cottage quente e após, os croutons.

Prato principal:
     Ao invés do prato arroz com amêndoas tradicional no Natal, faça um arroz integral, com amêndoas e óleo de côco. O óleo de coco  aumenta o bom colesterol (HDL) combatendo as doenças cardiovasculares.
     • Uma outra dica de arroz é fazer o arroz branco e junto prepara o arroz preto e o selvagem. O arroz preto contém fibras e antioxidates, além disso, o prato fica bonito e delicioso.
     • Pratos tradicionais na mesa do natal como o peru e o bacalhau são uma boa pedida para uma opção de ceia mais saudável, já que são excelentes fontes de proteínas e apresentam baixa quantidade de gorduras. O peru tem metade das calorias do tender e também é menos calórico que o chester.

     Substitua a farofa tradicional por farofa de quinua e amaranto
     As farofas tradicionais de natal são feitas com bacon, linguiça e outros alimentos que são prejudiciais à saúde. Já a quinua e o amaranto, são alimentos que, além de serem fonte de fibras, podem ser consumidos por celíacos por não conter glúten.

Farofa de quinua e amaranto (farofa light)
Ingredientes
2 xícaras de amaranto em flocos
1 xícara de quinua em flocos
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 xicara de salsinha picada
2 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
1 pitada de pimenta
1 colher de café de grão de mostarda

Modo de preparo
     Refogue a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha no azeite de oliva. Misture o amaranto e a quinua com a pimenta e o grão de mostarda. Misture todos os ingredientes até dourar.

Sobremesa:
     O abacaxi  é um fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético

Delícia de Abacaxi
Ingredientes:
1 abacaxi doce
3 copos de iogurte desnatado de abacaxi
2 caixas de gelatina light sabor abacaxi

Modo de preparo:
     Descasque o abacaxi e pique em pequenos pedaços. Coloque para ferver em uma panela com 1 litro de água por cerca de 20 minutos. Adicione as gelatinas e misture bem. Deixe esfriar e coloque no liquidificador, juntando o iogurte, por cerca de 5 minutos. Despeje em taças e coloque para resfriar por 4 horas na geladeira.

     Substitua bebidas alcoólicas por águas aromatizadas
     O álcool contém 7kcal por grama, causa desidratação e diminui a absorção de micronutrientes. As águas aromatizadas, além de hidratar, têm propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

Água aromatizada de hortelã cítrico
Ingredientes
1 litro de água mineral
3 Ramos de hortelã
Casca de 1 limão
Casca de 2 laranjas
3 unidades de anis estrelado
Modo de preparo
     Misture todos os ingredientes, deixe descansar na geladeira por uma hora

Nutricionista
CityPosto
Eliana Campos Silva
CRN 12732
CityNutrição

0 comentários:

Postar um comentário