segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Os benefícios dos alimentos funcionais


Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre em sua maioria quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.


Veja alguns exemplos de alimentos funcionais:
Frutas vermelhas
Morango, framboesa, amora, Blue Berry, etc . São ricos em vitamina C, que ajuda a  manter a pele jovem e saudável, elas têm ácido elágico, potente para o sistema imunológico. Também possuem  flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.
Chá verde
O chá verde,  contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. Além disso, melhora a função celular do sistema circulatório.
Hibiscus
O Hibiscus sabdariffa possui propriedades antiespasmódicas, diuréticas, digestivas, também utilizado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante. Por ser rica em flavonóides, o hibiscus atua como poderoso antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.
Aveia
Protege o coração, combate o envelhecimento precoce. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar. Reduz também os níveis totais de colesterol, bem como o LDL e sem efeitos adversos no HDL. Mais vantagens:  fornece vitaminas, especialmente as do complexo B, e minerais, como manganês, selênio, fósforo e magnésio, e contém compostos que têm função antioxidante.
Linhaça
A linhaça reúne minerais, proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, ajuda a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3. Para completar, a linhaça possui uma substância chamada lignana. A lignana é um fitoesteroide, ou gordura vegetal, que “imita” a ação do estrógeno. Seu consumo é importante no período da menopausa por ser um agente importante na reposição do hormônio feminino.
Gengibre
Estudos científicos têm demonstrado que o gengibre possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, hepatoprotetora e hipocolesterolêmica.
Pensando na correria do dia a dia, principalmente de quem trabalha fora o dia inteiro ou tem muitos compromissos, o City Posto oferece diversas opções de alimentos funcionais até mesmo para praticantes de atividade física.
Algumas das opções:
*Sucos funcionais: Suco de Blueberry, Suco de laranja, banana e aveia; Suco de linhaça; Suco detox; Suco de Clorofila; Suco de açaí, Suchá Hibisco com Morango; Suchá: Chá verde com abacaxi.
*Saladas prontas e embaladas para o consumo imediato.
*Alimentos para praticantes de atividade física: Omelete de claras, Suco Whey protein, Suco colágeno, Suco Albumina.

Nutricionista
CityPosto
Eliana Campos Silva
CRN 12732
CityNutrição

0 comentários:

Postar um comentário