quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os 5 princípios da Saúde através do Yoga



O Yoga é um sistema milenar de educação integral nascido na Índia antiga. Envolve  não apenas o corpo, a mente e o intelecto, mas também o espírito interior. Yoga é indicado para todos, é universal. Há algumas décadas os ocidentais descobriram nessa prática o caminho para a plenitude da sáude do ser humano. O primeiro grande mestre a vir para o ocidente ensinar o Hatha Yoga foi Swami Vishnudevananda em 1957. Nascido em Kerala, no Sul da Índia, em 31 de dezembro de 1927 teve curta carreira no Exército Indiano. Conheceu os ensinamentos de Swami Sivananda  ( um médico que abandonou a profissão para se dedicar ao caminho da espiritualidade e da saúde pelo Yoga ) por meio de um folheto sobre Sadhana Tattwa (Instruções Espirituais) que dizia: “Um grama de prática vale mais que toneladas de teoria. Pratique Yoga, Religião e Filosofia todo dia e alcançará a auto-realização.”Ao ler essa mensagem  o jovem militar foi à cidade de Rishikesh, em Kerala, Índia, em busca de seu Mestre. Ali em contato com Swami Sivananda, decidiu abandonar a carreira militar e ingressou no Ashram (Monastério) aos 20 anos de idade. Após 12 anos de estudo e serviço a Swami Sivananda, foi enviado por seu Mestre ao Ocidente para ensinar o Yoga.
Swami Vishnudevananda sintetizou a sabedoria milenar do yoga em 5 pontos básicos, a partir da observação do estilo de vida e necessidades dos homens e mulheres modernos. Esses pontos podem ser facilmente incorporados nos padrões de vida de qualquer pessoa.
1 ) Exercicio Adequado.
Os exercícios do Yoga enfatizam a saúde da coluna vertebral, a sua força e flexibilidade. A coluna vertebral abriga o sistema nervoso, que é o sistema de “telégrafo “ do corpo. Mantendo a sua coluna forte e flexível com o exercício, há o aumento da circulação e os nervos são assegurados do seu fornecimento de nutrientes e oxigênio. As posturas físicas do Yoga (ásanas) também estimulam o perfeito funcionamento dos órgãos internos e o sistema endócrino (glândulas e hormônios). As posturas do Yoga (ásanas) atuam como um sistema de lubrificação para o corpo.
2 ) Respiração Adequada.
A maioria das pessoas usa apenas uma fração de sua capacidade pulmonar para a respiração. A questão mais importante para uma boa respiração é o Prana, ou energia sutil do fôlego da vida. O controle da respiração (Prana) leva ao controle da mente. Exercícios de respiração são chamados pranayama, que literalmente significa “controlar o Prana. A respiração adequada atua com um sistema de resfriamento, ou seja, controla a “temperatura” do corpo e mente.
3 ) Relaxamento Adequado:
Quando o corpo e a mente trabalham constantemente de forma excessiva, diminui sua eficácia natural para fazê-lo. Muitos, até mesmo esqueceram que o descanso e o relaxamento, são formas naturais para repor energia. Geralmente as pessoas gastam muita energia física e mental tentando até mesmo descansar, devido ao estresse. Através do relaxamento adequado,  Savasana, se consegue relaxar o Ser, a mente e posteriormente esse relaxamento atingirá o corpo. O relaxamento adequado funciona como o sistema de “bateria” de um carro, recarregando  as energias.
4 ) Dieta Adequada:
A dieta correta para a Saúde deve consistir de alimentos puros, simples e naturais, que são facilmente digeridos e promovem a saúde. Refeições simples ajudam a digestão e a assimilar os alimentos. Comer alimentos frescos, recém-colhidos da natureza, cultivados em solo fértil (de preferência orgânicos, livres de produtos químicos e pesticidas), nos ajuda a ter uma melhor oferta das nossas necessidades nutricionais. O processamento, refino e cozimento excessivo destrói a maior parte do valor dos alimentos. Coma de forma moderada e consciente. Alimentação adequada é o  “combustível de qualidade” para o sistema humano.
5 ) Pensamento Positivo e Meditação:
Quando a superfície de um lago está calma, se pode ver o fundo nitidamente. Isto é impossível quando a superfície esta agitada pelas ondas. Da mesma maneira, quando a mente esta calma, sem pensamentos, nem desejos, podes ver o “Ser,” a isto  chamamos “Yoga”. Toda a felicidade que se adquire através da mente é temporária e efêmera. Para alcançar um estado de felicidade duradoura e paz absoluta, primeiro devemos acalmar a mente, nos concentrando em um único ponto. Levando a concentração mental até o Ser, podemos aprofundar essa experiência atingindo uma concentração perfeita. Este é o estado da meditação.
O Pensamento e a Meditação é comparado ao motorista consciente ao volante de um veículo, sabendo como conduzi-lo e viajando com segurança ao seu destino.
Coloque em prática esses 5 princípios e viva melhor e feliz!
Tiago Bastos é Yoga Siromani (Professor de Yoga), formado pelo Centro Sivananda de Yoga e Vedanta fundado por Swami Vishnudevananda. 
Ministra aulas em Franca SP.
www.yogahall.zip.net

Tiago Bastos vive e pratica o yoga em Franca-SP.
aulasdeyoga@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário