quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A ORIGEM E A HISTÓRIA DO PANETONE

A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panattón, de origem e significados controversos.
O pão, doce ou salgado, ocupou muito espaço na alimentação italiana. O pão “romagnola”, inchado e doce, muito consumido antigamente pelos camponeses, foi substituído pelo urbanizado panetone, considerado antigamente como o “pão de Natal” dos bolognesis rurais.
Conta a história mais famosa sobre a criação do panetone, que um jovem morador da cidade de Milão no século XV, apaixona-se pela filha de um padeiro, buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele se disfarça de ajudante de padeiro e cria um pão doce. O pão tornou-se destaque na padaria pelo seu tamanho incomum para a época e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja. 
O jovem criador desta deliciosa receita, hoje apreciada por pessoas de diversos países, atribuiu a autoria da receita a Toni, o pai da moça. O movimento da padaria cresceu significativamente e os clientes pediam pelo “pão de toni”. O nome deste pão doce sofreu algumas modificações, até ser denominado como atualmente: panetone. 
Não se sabe se esta lenda é verídica ou não, no entanto, a autêntica receita do panetone aprimorou-se pelos séculos, através de novas técnicas de preparação e melhoria das matérias primas utilizadas. Milão, cidade localizada ao Norte da Itália, foi a grande irradiadora da tradição de consumir panetones nas festas natalinas, a qual estendeu-se para as cidades do sul da Itália e alastrou-se para os demais países do mundo.
Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.
A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
Características culinárias e
nutricionais do panetone 
Durante a fabricação, o panetone passa por um processo de fermentação natural, o que garante a maciez e consistência esponjosa características deste pão. 
O panetone é um alimento rico em carboidrato, nutriente que fornece energia para o desempenho das atividades físicas e mentais do organismo. Mas, quem se preocupa em manter a forma deve ficar atento, pois a quantidade de gordura presente no panetone é considerável e ele deve, portanto, ser consumido com moderação. 
Nas festas de Natal e Ano Novo não deixe de saborear os panetones do City Posto, criados com matéria prima de primeira linha e encontrado em diversas versões:panetone  tradicional, panetone com cobertura de frutas, panetone com fondant, chocotone tradicional, chocotone trufado, chocotone com cobertura de chocolate,  panetone salgado.



Nutricionista City Posto
Eliana Campos Silva
CRN 12732


0 comentários:

Postar um comentário