4Fit Sports Center

Seu bem estar começa aqui

City Grand Taça Gateau

Impossível resistir a essa nova tentação.

Framafre - Corretora de Seguros

16 anos cuidando da sua família.

City Clube Lanches

A importância das porções dos alimentos.

Estética.com

Conheça a micropigmentação capilar.


terça-feira, 25 de junho de 2013

City Kids - Edição 15


Pra você saber... Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.
A primeira explicação surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. 
A tradição de soltar FOGOS DE ARTIFÍCIO veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. 
A primeira festa junina realizada no Brasil aconteceu no ano de 1603, em comemoração a São João, pelo Frade Vicente do Salvador que se referiu aos nativos que aqui se encontravam da seguinte forma: os índios acudiam a todos os festejos dos portugueses com muita vontade, porque era muito amigo da novidade, como no dia de São João Batista por causa das fogueiras e capela.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

_______________________________


PARA IMPRIMIR
Clique na imagem > Clique sobre a imagem com o botão
direito do mouse e salve em seu computador.
Abra a imagem no seu computador e imprima normalmente.




CityKids
Citynho
Vamos Brincar

Swami Vishnu Devananda


Nasceu em Kerala, no Sul da Índia, em 31 de dezembro de 1927.

Após uma curta carreira no Exército Indiano, conheceu os ensinamentos de Swami Sivananda por meio de um folheto sobre Sadhana Tattwa (Instruções Espirituais) que dizia: “Um grama de prática vale mais que toneladas de teoria. Pratique Yoga, Religião e Filosofia todo dia e alcançará a auto-realização.”
Isso o impressionou tanto que foi à cidade de Rishikesh, Índia, em busca de seu Mestre. Ali, teve uma experiência que mudaria sua vida para sempre, a qual ocorreu nas escadarias do Ashram, à margem do Rio Ganges.
Swami Sivananda subia as escadas do Ashram e, como de costume, as pessoas se prostavam diante dele. O jovem militar (que mais tarde se chamaria Swami Vishnu-Devananda) vinha em sentido contrário mas não queria inclinar-se diante de ninguém e, para evitar tal situação, saiu por uma porta, pensando não ter sido visto.
Minutos mais tarde, Swami Sivananda apareceu inesperadamente e se inclinou ante o arrogante homem. Esta foi a primeira lição de humildade que Swami Vishnu-Devananda recebeu de seu guru, Swami Sivananda.
Swami Vishnu-Devananda saiu do Exército e ingressou no Ashram em 1947, com a idade de 20 anos. Tornou-se Sannyasa (renunciante) e foi nomeado professor de Hatha Yoga da Sivananda Yoga Vedanta Forest Academy. Ali preparou muitos estudantes, indianos e estrangeiros, enquanto prosseguia com seu aprendizado, tendo chegado a dominar as técnicas mais avançadas de Hatha Yoga. Quando alguém lhe perguntava como havia conseguido dominar essas técnicas tão antigas, que haviam sido perdidas nos tempos modernos, Swami Vishnu-Devananda dizia: “Meu Mestre pôs seu dedo entre minhas sobrancelhas e abriu meu olho da intuição. Este conhecimento está vindo a mim de vidas passadas.”
Em 1957, após dez anos de vida no Ashram, Swami Vishnu-Devananda foi enviado por seu Mestre para o Ocidente, para divulgar os antigos ensinamentos da Yoga. Swami Vishnu-Devananda viajou pelos Estados Unidos ensinando Yoga e observando o estilo de vida ocidental.
Estabeleceu o primeiro Sivananda Yoga Vedanta Center em Montreal, no Canadá. O primeiro Yoga Camp aconteceu no verão de 1961, com poucos estudantes. Foi muito curioso para Swami ver os ocidentais, tão acostumados com suas vidas confortáveis, dormindo no chão e banhando-se em água fria. Em fevereiro de 1962 inaugurou o Sivananda Ashram Yoga Camp, em Valmorin, Canadá, em meio a 300 acres de bosques, nas Montanhas Laurentian. A região tem centenas de lagos de águas claras, ar fresco e muita tranquilidade.
Atualmente o Ashram conta com vários templos, uma sala de yoga, alojamento para convidados, cozinha, refeitório, edifício de escritórios, galeria de arte, piscina, sauna e pista de esqui. Os visitantes e residentes podem viver em um ambiente saudável de paz, em uma atmosfera espiritual que convida à disciplina yóguica e ao serviço ao próximo.
Todos os anos, no verão, são realizados os TTCs - Teacher’s Training Courses, um curso de formação de professores de yoga com duração de um mês. Embora sejam ensinadas ásanas, pranayamas, filosofia Vedanta e assuntos afins, a finalidade do curso não é formar professores de yoga, mas sim líderes para a sociedade, com forte senso de moralidade.
Em 1967, Swami Vishnu-Devananda estabeleceu o Sivananda Ashram Yoga Retreat em Nassau, Bahamas. O mar e os céus tropicais fazem este lugar ideal para a expansão da mente através da prática da yoga. Swami Vishnu-Devananda faleceu em 1993, tendo deixado um vasto legado espiritual, que até hoje vem influenciando milhares de pessoas.
No Brasil o Centro Sivananda está localizado na cidade de Porto Alegre onde mantém regularmente aulas de yoga, meditação , cursos e satsangas (encontros de estudo).

CityYoga
Pesquisa realizada pela
equipe Yoga Hall

FESTA JUNINA Comidas típicas

Chegaram as comemorações das festas juninas e ela é uma das mais alegres do ano, como muita música animada, que é o forró, uma fogueira para esquentar, para aqueles que gostam um bom licor, que é a bebida da época, muitos fogos, e o melhor, comidas deliciosas, como pamonha, canjica, milho cozido, bolo de milho, mungunzá, curau, lelê, arroz doce, bolo de aipim, de puba e muitas outras variedades. Estas são as comidas típicas do São João. 
Pensando que você pode querer fazer uma festa danada de boa na sua casa, e como não pode faltar às comidas típicas, é que vamos lhe dar algumas receitas deliciosas para você fazer para esta noite tão animada.

ARROZ DOCE
Ingredientes: 2 e ½ xícaras de arroz 1 lata de leite condensado canela em pó para polvilhar 1 litro de leite 6 cravos da índia.
Modo de Preparo: Cozinhe o arroz em 6 xícaras de água, quando estiver sequinho colocar o leite, o leite condensado e os cravos da índia, deixe cozinhar mais uns 20 minutos mexendo sempre para não grudar. Depois de pronto, sirva frio ou quente polvilhado com canela em pó.

CANJICA
Ingredientes: ½ (sopa) de manteiga, pedacinhos de canela em pau ½ quilo de canjica, açúcar a gosto½ litro de leite.
Modo de Preparo: Deixar a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, levar para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorrer a água e colocar o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixar no fogo até acabar de amolecer. Para variar o sabor, pode colocar: leite condensado, 01 vidro de leite de coco (com 02 gemas), amendoim torrado e moído.

CURAU
Ingredientes: 12 espigas de milho verde, 01 colher (sopa) rasa de manteiga, 02 colheres de açúcar, canela em pó a gosto, 500 ml de leite.
Modo de Preparo: Ralar as espigas ou cortar os grãos com uma faca e colocar no liquidificador, raspar os sabugos para melhor aproveitamento e juntar, à massa obtida, leite. Passar tudo por uma peneira fina ou coar em um guardanapo de pano úmido. Colocar em uma panela, juntar a manteiga, o açúcar e levar ao fogo brando; mexer sempre até engrossar. Estando bem cozido, retirar do fogo e despejar o creme em taças. Polvilhar com canela em pó.

PAMONHA
Ingredientes: 05 espigas de milho verde grandes, 01colher (sopa) de manteiga, 01 (chá) de açúcar, ½ colher (chá) de leite.
Modo de Preparo: Descascar as espigas (reservar a palha), eliminando os fios. Usando uma faca afiada, cortar os grãos de milho bem rente ao sabugo. Colocar no copo do liquidificador e bater até obter um creme. Reservar. Aquecer o leite junto com a manteiga e o açúcar até a manteiga derreter. Apagar o fogo e deixar esfriar.
Enquanto isso, escolher as palhas maiores, dobrar e costurar as laterais, fazendo saquinhos. Adicionar o creme de milho à mistura de leite, mexer bem e distribuir o creme obtido entre os saquinhos. Fechar bem, amarrando com tiras de palha. Colocar os saquinhos numa panela com água e cozinhar até que a pamonha esteja firme e a palha amarelada. Servir quente ou fria. 
Agora é só preparar a sua festa e dançar muito. Estas são as delícias Juninas que vão deixar sua mesa apetitosa e convidativa.

 CityCulinária
Citynho
Adoro comer bem!

Papo Cor de Rosa - edição 15


- Pai, ó! Um astronauta...
- “Paió” é onde põe milho...
- Ó, pai! Um astronauta. O Armstrong!
- Filha! Esse é o Louis... Ele foi músico...
- Pai, ó! Armstrong foi astronauta... O Doki falou!
- Calma, filha! Este era Neil... morreu no ano passado. Foi o primeiro homem a pisar na Lua.
- Ele pisou na Lua, pa-ai? Que pernudo...
- É só o jeito de falar, filha! Ele viajou num foguete e desceu na Lua... 
- De-esceu? Mas a Lua fica no alto, pa-ai! Pai, ó! Uma foto da Lua...
- Então... Eram três os astronautas. O Armstrong, o Collins e o Aldrin...
- Trê-es, pai-ó? No foguete? Igual o Pablo, o Tyrone e o Austins?
- Filha... Esses são os Backyardigans...
- Los Galáticos, pai-iê!
- Tá bom... Eu falo de outros astronautas, mas de verdade...
- O Pablo é de verdade...
- Tá certo! Mas, porque você quer ser astronauta?
- Nããããão! Eu não quero ser astronauta... Quero ser bailarina!
- Você é que disse...
- Eu não falei, não! Pai, ó! Um astronauta...
- Deixa eu ver... Ah! Que legal... É o Armstrong! Dos três, ele foi o primeiro a descer do foguete, na Lua!
- Pai, ó! Eu gosto da Lua...
- Eu também gosto, filha... 
- Vamos cantar a música da Lua?
- Qual?
- Aquela, pai, ó! “Lua, lua, lua amiga, vai dizer a ela...”
- Ah! E tem a “Lua Pequena”: “Meia lua no meio do céu...
Meia noite canta um galo ao léu... Meio dia no meio do sol, canto livre feito um rouxinol...” É do Milton Edilberto, que ganhou um festival de música em Franca em 1982...
- Ah, pai, ó! Não é do meu tempo, não! 
- Mas, falando em Lua, essa aventura de alguém pisar nela foi em 1969... No dia 20 de julho... Dia do Amigo!
- Ô, pai! Você é meu amigo, né?
- Seu amigo, mas seu pai...
- Pai, ó!
- “Paió” é onde põe milho...
- Então eu quero pipoca, mamãe-mamá!

CityCrônicas
Beto Chagas é escritor e psicólogo,
autor do livro de crônicas Palavras Contidas 


Fundação Espirita Allan Kardec


José Marques Garcia (1862-1942) foi um dos pioneiros do Espiritismo Francano, cujas atividades integraram-se em 1901. Apiedado da indigência e marginalização dos enfermos mentais em Franca, a partir de 1902 começou a levar um e outro à sua própria residência, prestando-lhes o auxilio e tratamento possíveis, desperto pelo sentido de caridade da doutrina que acabava de assumir e pelos próprios recursos de saneamento nela entreabertos.
Mais à frente, sentindo a necessidade e inspiração de aumentar e melhorar a assistência que vinha promovendo aos enfermos em sua residência, José Marques Garcia foi edificando algumas pequenas casas para abrigá-los. Daí originou-se, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova em Franca.
Em 15 de novembro de 1927 José Marques Garcia fundou o jornal A Nova Era, cuja circulação logo se expandiu por todo o Brasil. Era aquela uma atitude verdadeiramente pioneira, em Franca e no Brasil, haja vista que tal entidade psiquiátrica foi HISTORICAMENTE A SEGUNDA DO NOSSO PAÍS, enquanto o Jornal A Nova Era se irmanava a poucos outros órgãos, surgindo também como atitude de vanguarda em tempos de difícil aceitação do Espiritismo.
Aos 03 de outubro de 1933 a entidade passou a denominar-se “Casa de Saúde Allan Kardec”. Em 31 de março de 1966 a entidade adquiriu personalidade jurídica, adequando-se melhor às exigências dos setores de saúde e administração pública, inaugurando novos pavilhões para acolhimento de um número crescente de pacientes.
Com a expansão e a diversificação das atividades, bem assim para a obtenção de substanciais vantagens na isenção de tributos, a entidade passou a denominar-se a partir de 08 de dezembro de 1972, Fundação Espirita Allan Kardec, com as decorrentes implicações.
Desde a sua fundação até o ano de 1969, o trabalho desenvolvido no acolhimento dos portadores de doenças mentais era mantido por donativos filantrópicos da comunidade. A partir de 20 de julho de 1970, firmou-se convênio com a Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria da Saúde Mental, para atendimento a 100 (cem) leitos, sendo 50 masculinos e 50 femininos. Nesta época, recebíamos por leito dia efetivamente ocupado, prevalecendo até a data de 31 de dezembro de 1987. A partir de 1988 foi firmado convênio com o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS- MPAS e Coordenadoria da Saúde Mental – CSM, passando a receber subvenções do Estado. A partir de 27 de dezembro de 1989 firmou convênio com o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde do Estado de São Paulo – SUDS /SP. O convênio contemplava 200 leitos por pacote. A partir da década de 90 a denominação passou a ser chamada de Sistema Único de Saúde - SUS a qual permanece vigente até os dias de hoje.
Nos tempos atuais, disponibilizamos ao sistema Único de Saúde 200 leitos para tratamento em internação hospitalar, além de 30 vagas destinadas ao atendimento do Hospital-Dia para pacientes esquizofrênico-psicóticos. Atualmente, o maior desafio da Fundação é buscar equilíbrio das receitas e despesas, uma vez que o valor pago pela diária SUS / AIH é insuficiente para atender todas as exigências impostas pelas Portarias vigentes (224 e 251 MS). 
Em busca deste equilíbrio, a fundação disponibilizará á sociedade mais leitos destinados a tratamento de patologias mentais para convênios e particulares, uma vez que a política nacional é o inverso, ou seja, fechamento de leitos disponíveis.
Para a atual administração e seus colaboradores, os quais possuem uma visão empresarial e técnica bastante apurada em saúde mental, os problemas enfrentados por nossa entidade e por outros hospitais psiquiátricos, seriam solucionados com maior agilidade se houvesse revisão nas Portarias vigentes e também melhor financiamento das atividades prestadas.
Buscando sempre a inovação nos tratamentos oferecidos na Saúde Mental, a Fundação Espirita Allan Kardec diferencia-se dos demais hospitais psiquiátricos existentes no País, no seu conceito metodológico de tratamento, com equipe interdisciplinar coesa e participativa  pela atenção e dedicação dispensada pelos seus profissionais   no tratamento aos seus 300 pacientes, vindos de diferentes partes do país, em busca de uma condição mais digna de vida.
O desafio para a atual gestão é a seleção mais qualificada de seus profissionais, buscando sempre o trabalho em equipe, realçando assim os valores que esta Fundação preconiza.
A continuidade dependerá de ações bem sucedidas na qualificação e capacitação dos mesmos, priorizando sempre as constantes mudanças que o segmento da saúde mental no Brasil vem enfrentando. Vale destacar que a comunidade francana  apoia as ações deste hospital, o  que de certa forma favorece muito o atendimento , dando maior dignidade no tratamento a  seus pacientes 
CLIENTELA
Sistema Único de Saúde – SUS (91 moradores- 109 agudos) - Hospital Dia – (SUS) - 30 vagas disponíveis
Clinica “Nova Era” – 70 leitos disponíveis para Convênios e / ou particulares.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
Vinte e dois Municípios abrangentes da DRS VIII - 618.000  habitantes.
METODOLOGIA 
Tratamento psiquiátrico por profissionais especializados, onde há o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Individual e Coletivo, com presença nas 24 horas do dia, com terapêutica medicamentosa, mediante prescrição médica , com orientação em farmácia especializada  dentro das normas sanitárias vigentes. Atendimento clinico diário, disponibilizado pelos profissionais contratados em Clinico Geral, Neurologia, Ginecologia e Cardiologia. Com esta equipe interdisciplinar, oferecemos ainda os serviços de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço de Nutrição e Dietética, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Odontologia. 
Dentro da proposta terapêutica disponibilizamos várias oficinas sendo a de marcenaria, agrícola, pintura, artesanato, bordado, cerâmica, musica, poesia e teatro. 
RECURSOS HUMANOS 
Para o atendimento da demanda atendida, a Fundação Espirita Allan Kardec mantém 260 funcionários  contratados nas áreas Administrativa, Técnica e Apoio , pelo  regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT , além de profissionais liberais em  áreas específicas  , buscando assim a adequação e enquadramento das Portarias Ministeriais vigentes.
A nossa missão é manter a equipe motivada para a execução dos trabalhos em  psiquiatria. Para tanto, estamos sempre buscando alternativas para que os serviços oferecidos sejam de melhor qualidade aos pacientes, não esquecendo claro dos colaboradores.    
HOTELARIA
O hospital psiquiátrico Allan Kardec é destinado exclusivamente para atendimento psiquiátrico em regime de internação hospitalar. Para atender pacientes do Sistema Único de Saúde -  SUS , oferece hotelaria, recursos humanos e acomodações dentro do preconizado nas  Portarias vigentes (  224 e 251 MS ) . Já a Clinica “ Nova Era “ – é destinada para atendimento psiquiátrico em regime de internação hospitalar para Particulares e Convênios , disponibilizando acomodações em apartamentos confortáveis , com área física separada, uma  equipe profissional   interdisciplinar diferenciada .
O hospital conta com o serviço de Nutrição e Dietética, que oferece alimentação controlada, a qual é supervisionada por toda a equipe do setor, sob a direção da Nutricionista. Aos pacientes mais preservados, são disponibilizados refeitórios separados em alas masculina e feminina. Aos  grabatários  são fornecidas refeições individuais em bandejas térmicas.
RECURSOS FINANCEIROS 
Convenio SUS (Gestão Plena Municipal / Governos Estadual e Federal), valor diária;
Receita aleatória por procedimentos de pacientes conveniados e particulares;
Doações e contribuições do Quadro Social;
Doações Comunidade em geral.
Assim como muitas entidades filantrópicas, a Fundação Espirita Allan Kardec dispõe de recursos escassos e insuficientes para viabilizar todos os projetos planejados e isso agravam em grande parte os programas.
De acordo com a atual administração, seria necessário que os órgãos governamentais repensassem a saúde mental, criando políticas publicas direcionadas especificamente a este segmento, com proposta mais humanizada, aplicável à grande demanda existente no momento. Para cada atendimento, hoje, a diária global paga pelo SUS é de R$ 42,37 (Quarenta e Dois Reais e Trinta Sete Centavos), e, seriam necessários bem mais do que isto para atender todas as exigências legais preconizadas pelas Portarias vigentes. 
BIBLIOGRAFIA
- Fundação Espirita Allan Kardec
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
- Portaria SAS/MS 224 de 29 de janeiro de 1992
- Portaria SAS/MS 251 de 31 de janeiro de 2002.

CitySocial
Fundação Espírita Allan Kardec
Rua José Marques Garcia, 675
Cidade Nova - Franca/SP
(16) 2103-3000

Danças de Festa junina: Só alegria...


As festas juninas já fazem parte da cultura brasileira, de acordo com a história, ela foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda na época colonial, depois que veio para o nosso calendário ela começou a sofrer influências de várias culturas diferentes, como chinesa, espanhola e claro, portuguesa. Para deixar sua festa melhor e completa, temos que contar com brincadeiras, músicas, danças e comidas típicas, sendo assim sua festa vai ser um sucesso.

Quadrilha
Quem nunca dançou quadrilha? Quem nunca ficou nervoso para escolher seu par para dançar na frente da escola inteira? Pois é, a quadrilha é a dança mais tradicional no Brasil e agita as quermesses e eventos espalhados no país. 
A dança tem origem Francesa onde a celebração era muito comum para casamentos no inicio do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Veio para cá mais puxada para o jeito caipira, onde a moça fica com cabelo dividido em dois, estilo “Maria Chiquinha” e o moço fica com chapéu de palha e bigode, e claro, o sotaque de falar puxando o ‘r’ e incorporar o verdadeiro caipira que vive no sítio.
Ela é mais utilizada na região Sudeste e bastante no estado de São Paulo e Minas Gerais. 

Baião
O baião é muito dançado na região Nordeste, surgiu da derivação do fado misturado com características do samba, para dançar com sucesso, é preciso ter passos firmes e saber improvisar, o que a maioria dos baianos possui. Ela está presente em casamentos, batizados e aniversários. Na dança os movimentos dos pés são mais rápidos que os do corpo e os estalos dos dedos marcam os passos acompanhados de uma sanfona, um triângulo e uma zabumba, a base de todo baião. Asa Branca é a música mais famosa e marcante para dança, ela é do cantor Luiz Gonzaga, considerado o rei do baião. 
As roupas são típicas da região, vestidos e improvisação são muito importantes, inove e surpreenda.

Fandango 
Com o acampamento de uma gaita e violão, o Fandango é muito dançado nas regiões Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. De origem espanhola e portuguesa, ela celebra o sucesso na colheira, festas religiosas e casamentos. 
Existe também o Fandango nordestino que celebra o ciclo natalino.
Para dançar ela conta com o sapateado dos homens e do casal que dança do inicio ao fim, e não podem ser mudado de casal ou dançado com valsa com rodopio e sapateado.


CityCuriosidades
Citynho
Super curioso

FOGUEIRAS DA FESTA JUNINA


O costume de acender a fogueira começou para avisar a todo mundo o nascimento de São João Batista. O bebê era filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. As fogueiras eram também usadas para comemorar as colheitas na Europa antiga.
Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo. A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria.
No Brasil, as cidades de Caruaru (em Pernambuco) e Campina Grande (na Paraíba) competem para saber qual faz a maior festa junina do País.
Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são para “acordar São João”. A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria a Terra.

CityCuriosidades
Citynho

Super curioso

Whey Protein Isolado 90% Fonte natural de proteína isolada do leite.


Suplemento de alto valor agregado. Isolado proteico nobre, extraído a partir da fração concentrada do Whey Protein.  Ideal para esportistas que utilizam suplementação para emagrecimento, definição muscular, hipertrofia e ainda atletas de variadas modalidades esportivas.  
A Seiva Manipulação acaba de receber lote importado de Whey Protein Isolado e Puro com 90% de proteínas da GLANBIA NUTRITIONALS, empresa americana especializada em frações proteicas e puras de proteínas para o preparo de suplementos.
Esta fração isolada de proteínas possui muitas vantagens, dentre elas:
• EXCELENTE perfil proteico: 90% de proteínas;
• EXCELENTE valor nutricional;
• Instantâneo, pode ser dissolvido em água, leite ou suco;
• Praticamente isenta de gorduras e lactose;
• Livre de contaminantes;
• Menor dose de uso, por ser produto com alto grau de PUREZA;
• Estimula síntese e proteção muscular.
A suplementação esportiva e ou de emagrecimento pode e deve ser individualizada. A Seiva Manipulação se especializa, para oferecer a você o que de melhor o mundo oferece. Procure orientação médica, nutricional e farmacêutica. 
Conduza sua rotina diária de forma a manter-se saudável e feliz!! 
Pratique Saúde, Pratique Seiva!!

Seiva Manipulação e Homeopatia
www.seivamanipulacao.com.br
Tel. (16) 3720.1201 - Rua Voluntários da
Franca, 2017 - Centro - Franca/SP

Marcelina Ferreira
CRF 21 136

Como não engordar com as Comidas Juninas

As festas Juninas estão chegando e junto com ela vem às comidas típicas, que geralmente são bastante calóricas. São tantas guloseimas: pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha. A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da saúde, para isto, deve ser seguido a seguintes dicas:
1. Antes de sair para as festas, faça um lanche saudável (pão integral com peito de peru ou queijo branco e salada) e estipule quantas porções irá comer na festa.
2. As bebidas alcoólicas, como o vinho quente e o quentão, são bastante calóricos e estimulam o apetite e isso certamente levará ao consumo de alimentos muito calóricos e não saudáveis comuns nas festas.
3. No dia da festa, coma alimentos com bastante fibra: frutas, legumes e verduras, alimentos integrais, farelos (aveia, farelo de trigo, linhaça). Eles mantêm o estômago ocupado por mais tempo, e isso ajuda a segurar a fome.
4. Escolha os alimentos típicos menos calóricos, listados na tabela abaixo:



Se você resolver fazer a festa na sua casa, escolha as opções lights.

Curau Light
Ingredientes
4 xíc. (chá) de leite desnatado
2 latas de milho escorrido
6 col. (sopa) de adoçante culinário
1 col. (sopa) de margarina light
1 col. (sopa) de maisena
1 col. (café) de essência de baunilha
1 col. (sobremesa) de canela em pó
Modo de fazer
Bata no liquidificador o leite, o milho, o adoçante, a margarina e a maisena. Passe pela peneira e coloque numa panela antiaderente. Leve ao fogo médio e mexa até ficar um creme grosso. Acrescente a baunilha e distribua em taças e polvilhe com a canela. Deixe esfriar. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir. Rendimento:
12 taças (100 ml) Calorias por porção: 60 (o tradicional tem 240 calorias) Bolo de fubá light
Ingredientes
4 claras em neve
4 gemas
1 xíc. (chá) de adoçante culinário
4 col. (sopa) de margarina light
3/4 de xíc. (chá) de farinha de trigo
3/4 de xíc. (chá) de fubá 1 col. (sopa) de fermento em pó
3/4 de xíc. (chá) de leite desnatado
2 col. (sopa) de requeijão light
1 col. (sopa) de sementes de erva-doce
Modo de fazer
Bata na batedeira as gemas com o adoçante e a margarina. Desligue o aparelho e misture delicadamente a farinha, o fubá e o fermento peneirados e o leite. Acrescente as claras em neve, o requeijão e a erva-doce. Coloque em uma fôrma untada com margarina light e leve ao forno preaquecido a 180º C durante 45 minutos, aproximadamente. Espere esfriar um pouco, desenforme e polvilhe canela em pó (opcional).
Rendimento:
16 fatias
Calorias por porção: 118 (o tradicional tem 263 calorias)

Quentão sem álcool
Ingredientes
4 xíc. (chá) de água
4 xíc. (chá) de suco de maçã light
3 rodelas médias de limão
Casca de 1/2 laranja
6 rodelas finas de gengibre fresco
1 canela em pau
4 cravos-da-índia
1 col. (sopa) de adoçante culinário
Modo de fazer Em uma panela, coloque a água, o suco de maçã, o limão, a casca de laranja e as especiarias. Ferva por 7 minutos, acrescente o adoçante e sirva quente. 
Rendimento: 12 copinhos (60 ml)
Calorias por porção: 20 (o tradicional tem 120 calorias)

Nutricionista City Posto
Eliana Campos Silva - CRN 12732